• PrevNews
  • Posts
  • 016 - aposentadoria somente aos 78 anos?

016 - aposentadoria somente aos 78 anos?

é o que propõe um estudo do Banco Mundial, mas essa discussão vai longe...

Logo PrevNews

PREV NEWS | EDIÇÃO #016
parabéns pelo seu dia!

no domingo, dia 11 de agosto, é comemorado o dia do advogado e nós queremos ser os primeiros a te parabenizar por seguir esse caminho. você, certamente, faz a diferença na vida de muitas pessoas. a história profissional que você escreveu até aqui é motivo para se orgulhar. parabéns!

Aposentadoria aos 72 anos em 2040 e aos 78 em 2060 é proposta por estudo

pauta da vez

Ficou sabendo? Segundo um estudo do Banco Mundial, caso as regras para concessão de aposentadorias e pensões não mudem no Brasil, vamos atingir um cenário em que a idade mínima para a aposentadoria em 2040 será de 72 anos, e 78 anos em 2060.

😲😲😲😲

Esse número é baseado na chamada “taxa de dependência” — um cálculo que divide o número de idosos acima dos 65 anos pela população economicamente ativa, que está entre os 20 e 64 anos de idade.

Na época da última Reforma da Previdência, em 2019, a taxa de dependência brasileira era de 14,909%. 

O ponto é que, para manter essa taxa nos 14,9%, o estudo sugere que as idades mínimas de aposentadoria, em 2040 e 2060, passem a ser 72 e 78 anos, tanto para homens quanto para mulheres.  

POSSÍVEIS MEDIDAS

Veja bem, essas novas idades mínimas seriam, supostamente, necessárias caso as regras para concessão de benefícios não sejam alteradas. E tratando-se de Brasil, sabemos que esse é um cenário praticamente impossível 

No estudo, são pautadas algumas possíveis medidas:

  • Tornar iguais as idades de aposentadoria para homens e mulheres (que hoje é de 65 e 62 anos de idade, respectivamente);

  • Igualar as regras para aposentadoria dos trabalhadores urbanos e rurais;

  • Revisar as contribuições especiais;

  • Ajustar as regras da pensão por morte;

  • Rediscutir os benefícios mínimos.

CONTRAPONTOS

Todos sabemos que, ao falar de reformas na previdência, as discussões são longas — e com razão. 

Após a publicação do estudo, esse artigo Sintrajufe-RS teceu fortes críticas ao que é proposto. Um dos pontos trazidos pelos autores é que tais medidas serviriam para tirar benefícios de grupos específicos, como professores e professoras. 

Também, é trazido para a discussão um dado importantíssimo: segundo o último censo do IBGE, a expectativa de vida da população brasileira é de 75,5 anos. Logo, propor uma idade mínima de aposentadoria aos 78 anos é, praticamente, condicionar a população brasileira a trabalhar até morrer. 

Já falamos por aqui, em uma edição anterior, sobre outro ponto importante para essa discussão: a presença de idosos no mercado de trabalho. Aumentar a idade mínima para aposentadoria significa, também, manter mais idosos ativos nos postos de trabalho. Entretanto, há quem aponte que o mercado brasileiro não é receptivo com esses profissionais. 

Uma coisa é certa. A discussão sobre urgir ou não a necessidade de uma nova reforma da previdência vai longe. E você, o que acha disso? 

Quão urgente é a reforma da previdência?

Registre sua opinião clicando nas opções abaixo:

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

PARÁGRAFO ÚNICO

Um resumo rápido, em apenas um parágrafo, do que mais foi notícia no direito previdenciário nos últimos tempos.

  • Comissão do Senado aprova isenção de FGTS e INSS para trabalhador já aposentado: a proposta visa incentivar a contratação de idosos no mercado de trabalho e foi aprovada simbolicamente, apesar da oposição do líder do governo, Jaques Wagner, que expressou preocupações sobre o impacto nas contas públicas. O texto agora segue para votação no plenário do Senado e, se aprovado, será analisado pela Câmara dos Deputados.

  • Governo deve convocar trabalhadores para agilizar acordos de aposentadoria: 170 mil pessoas devem ser convocadas pelo governo como uma forma de evitar ações judiciais. A medida, chamada de "Pacifica", visa beneficiar os mais vulneráveis, como trabalhadores rurais e beneficiários do BPC, e deve economizar R$ 225 milhões em juros e custas processuais. Os acordos serão facilitados por um link no aplicativo Meu INSS, permitindo que os candidatos acionem a AGU para realizar os acordos extrajudiciais.

  • Projeto muda regra para incluir produtor rural como segurado especial: o PL 3833/23, propõe a inclusão da palavra "aproveitável" na legislação, o que permitirá que apenas as áreas agricultáveis de até 4 módulos fiscais sejam consideradas, excluindo áreas de preservação permanente. Essa alteração visa incluir mais produtores como segurados especiais, beneficiando aqueles com terras parcialmente inutilizáveis.

  • Técnico que iniciou auxílio-doença durante aviso-prévio terá contrato estendido: empresa deverá manter o salário de um técnico em eletromecânica, cujo contrato foi estendido até o fim do auxílio-doença concedido durante o aviso-prévio. A decisão foi baseada na súmula do TST que estipula que os efeitos da dispensa só se concretizam após o término do benefício. A empresa argumentou contra a estabilidade por tratar-se de doença comum, mas a decisão final foi unânime para manter o contrato até o fim do benefício.

Como usar o método OKR para definir metas na advocacia

carreira

Na semana passada, falamos sobre como aplicar o PDCA na advocacia. Hoje, queremos falar de outra sigla que pode te ajudar com a gestão: o OKR. Já ouviu falar desse método? 

O que é OKR?

OKR é uma metodologia de gestão de metas cuja principal característica é a definição de objetivos claros e, ligados a ele, os resultados-chave que serão usados para mensurar o atingimento deste objetivo. A sigla vem do inglês “Objectives and Key Results”, ou seja, Objetivos + Resultados Chave. 

Um exemplo sempre ajuda a entender melhor, não é? Então, acompanhe: 

Digamos que seu escritório queira expandir suas áreas de atuação. Esse será seu objetivo. 

Objetivo: Expandir a Atuação em Novas Áreas do Direito

Para garantir que essa meta seja atingida, ela é “quebrada” em pequenos resultados-chave, que podem ser acompanhados semanal, quinzenal ou mensalmente, para garantir que seu escritório está realmente caminhando no mesmo sentido que seus objetivos estratégicos. Por exemplo:

  • Resultado-chave 1: Lançar uma nova área de atuação (ex.: Direito do Consumidor) até o final do semestre.

  • Resultado-chave 2: Concluir a capacitação de 3 advogados da equipe na nova área de atuação até o próximo trimestre.

  • Resultado-chave 3: Captar 5 novos casos na nova área de atuação nos primeiros 3 meses após o lançamento.

Definindo seus objetivos

O passo fundamental para ter sucesso na aplicação do OKR é, com certeza, definir objetivos CLAROS e que façam sentido para o seu escritório. 

E uma boa prática é manter o pé no chão aqui: normalmente, os OKR são definidos para um período de três meses, então, defina metas que realmente sejam atingíveis nesse período. Finalizado o trimestre, você cria um novo objetivo.

No nosso contexto de um escritório de advocacia, os objetivos podem variar desde aumentar a base de clientes até melhorar a eficiência dos processos internos. 

Alguns exemplos para te inspirar:

  • "Expandir a base de clientes previdenciários"

  • "Melhorar a satisfação dos clientes em 20%"

  • “Aumentar a presença digital do escritório”

  • “Aumentar a receita de casos recorrentes” 

Estabelecimento dos Resultados-Chave:

Os resultados-chave são métricas específicas e mensuráveis que indicam o progresso em direção aos objetivos. 

Por exemplo, para o objetivo de "Expandir a base de clientes previdenciários", os resultados-chave poderiam incluir "Adicionar 10 novos clientes de direito previdenciário nos próximos 6 meses" ou "Realizar 5 parcerias com outros escritórios especializados em direito previdenciário". 

Estabelecer resultados-chave claros ajuda a equipe a entender o que precisa ser alcançado e como medir o progresso.

Implementação e Acompanhamento:

A implementação eficaz dos OKRs requer a designação de responsabilidades claras e o uso de ferramentas adequadas para monitorar o progresso. 

Aqui, as planilhas de acompanhamento de OKR podem ser úteis. Outra boa prática é estabelecer reuniões regulares para revisar o progresso dos OKRs — elas são essenciais para identificar desafios, fazer ajustes necessários e garantir que a equipe esteja no caminho certo.

-

A aplicação da metodologia OKR no planejamento estratégico de um escritório de advocacia pode resultar em maior clareza, foco e eficiência. Adotar OKRs ajuda a alinhar os esforços da equipe com os objetivos estratégicos do escritório, promovendo um ambiente de trabalho mais organizado e eficiente.

nossas recomendações

Checklist desta sexta-feira

Os links mais legais da sua caixa de e-mail. Confira a seleção que nossa equipe preparou para essa semana:

✅ Este artigo da Dra. Jane Berwanger te mostra o que você precisa saber sobre isenção de IR e restituição de valores pagos por segurados com doenças graves.

✅ Você come mais que um atleta olímpico? Nessa reportagem do G1, você descobre o que os atletas olímpicos comem de café da manhã.

✅ Só se fala nela: a brasileira Rebeca Andrade foi medalhista de ouro na segunda-feira e se tornou a maior medalhista olímpica do nosso país. Veja a apresentação dela aqui.

✅ Já pensou na sua viagem de fim de ano? Aqui estão listadas as melhores praias para ir com as crianças.

O que você achou dessa edição do PrevNews?

Gostou do conteúdo? Indique e compartilhe o PrevNews para outro colega que também precisa nos conhecer :)

prevnews

você consegue parar por sete minutos para se atualizar? uma curadoria completa de conteúdos sobre o direito previdenciário 💻, carreira 👩🏽‍💼, judiciário no país 🌎 e muito mais! todas as sextas na sua caixa de e-mail 📩.

🎯 seja um anunciante clicando aqui

🫵 queremos te conhecer, responda nossa pesquisa rápida aqui

até sexta!

Reply

or to participate.