• PrevNews
  • Posts
  • 002 - revisão da Vida Toda

002 - revisão da Vida Toda

Apesar de ter sido julgada constitucional em dezembro de 2022, a Revisão da Vida Toda foi derrubada em decisão recente. Entenda.

PREV NEWS | EDIÇÃO #002

feriado na quarta-feira

para alguns, feriado na quarta é um presente dos céus, afinal, não dá pra dispensar qualquer que seja a oportunidade para descansar — para outros, é um tormento, já que o descanso é acompanhado por dois longos dias úteis e cheios de trabalho acumulado. Diz aí: como foi o seu dia 1º de maio?

PAUTA DA VEZ

O julgamento da revisão da vida toda no STF se tornou uma grande novela

Ministros do STF em julgamento

Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF

Advogado previdenciário que não ficou sabendo das movimentações envolvendo a revisão da vida toda nos últimos tempos com certeza estava preso em uma caverna e/ou sem sinal de internet. 🦣

A reviravolta mais recente aconteceu no fim do mês de março, quando o STF votou pela derrubada da revisão da vida toda. Uma decisão que causou revolta nos advogados e beneficiários do INSS. 

Para entender essa questão, vamos dar alguns passos para trás e entender o que está em jogo: ⬇️

A revisão da vida toda é uma forma de calcular benefícios do INSS considerando todos os salários do trabalhador ao longo da vida profissional, incluindo contribuições de antes de 1994, se isso significar um valor de benefício mais vantajoso ao fim do cálculo. Na regra atual, só valem os salários a partir de 1994.

Em dezembro de 2022, o STF havia decidido que a revisão da vida toda era constitucional. Meses depois, em março de 2023, o INSS decidiu movimentar o jogo apresentando os embargos de declaração e pedindo a suspensão da tese. 

Os argumentos apresentados foram que trabalhar com a revisão da vida toda poderia levar a pagamentos indevidos e extrapolar a capacidade de atendimento do INSS ou, no mínimo, causar um enorme retrabalho. 🤔

Em julho de 2023, o Ministro Alexandre de Moraes suspendeu todos os julgamentos envolvendo a revisão da vida toda, assim, todos processos sobre o tema nas instâncias inferiores permaneceriam suspensos até o julgamento dos embargos de declaração.

E o julgamento demorou, viu… 🧊🧊🧊 Foram agendadas sessões para agosto, novembro e fevereiro, mas foi só em março de 2024 que uma decisão saiu. 

🫢 Junto da decisão, uma surpresa: por 7 votos a 4, a tese da revisão da vida toda foi derrubada pelo STF. Na ocasião, Alexandre de Moraes leu a tese aprovada em dezembro de 2022: 

“o segurado que implementou as condições para o benefício previdenciário após a vigência da lei de 9.876/99 e antes da vigência das novas regras constitucionais introduzidas pela EC 103/19 tem o direito de optar pela regra definitiva caso esta seja mais favorável”.

No entanto, o ministro Cristiano Zanin discordou: 

“nós não podemos aqui confirmar a constitucionalidade do artigo 3º e dizer que essa regra seria uma opção […]. Foram previstas três regras específicas, inclusive uma de transição, justamente para se preservar o equilíbrio do sistema previdenciário, é o que está na Constituição”.

Nossa especialista explica os pormenores da decisão:

O julgamento dos embargos, na verdade, não ocorreu. A decisão que, em tese, derrubou a revisão da vida toda foi proferida em julgamento de outras duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 2110 e 2111). 

Ou seja, até hoje não temos julgamento dos embargos, de modo que a revisão ainda não foi totalmente descartada. 

O que aconteceu é que ao julgarem as ADIs, acabaram reanalisando a aplicação de regra de transição, e isso impactou diretamente no julgamento da revisão da vida toda.

Logo, a revisão da vida toda ainda não foi encerrada, embora a decisão nas ADIs causem impactos na tese firmada.

E o que acontece agora?

Uma das principais preocupações com essa decisão é o que vai acontecer com ações que já estão em curso, pedindo pela revisão da vida toda

🔎 É bem provável que sejam todas julgadas improcedentes. Entretanto, não dá para afirmar com certeza. Isso porque o STF ainda vai decidir o que acontecerá com os pedidos em andamento, podendo afetá-los ou não. 

O que é certo é que não é mais recomendado entrar com novos pedidos considerando a revisão da vida toda, enquanto a tese não for definida de vez. 

Tá vendo? Com tantos pontos pendentes, essa novela parece longe de acabar. 📺 É importante acompanhar as decisões do STF para saber como essa situação vai se desenrolar. 

PARÁGRAFO ÚNICO

Um resumo rápido, em apenas um parágrafo, do que mais foi notícia no direito previdenciário nos últimos tempos.

CARREIRA

5 dicas rápidas para melhorar sua gestão de tempo na advocacia

Em 2024, ser um advogado de sucesso exige muito mais do que só ter conhecimento jurídico. Às vezes, parece que é preciso se desdobrar em três para conseguir cumprir prazos, construir boas argumentações e ainda ter uma vida fora do escritório. 

Para te ajudar com isso, reunimos algumas dicas para já começar a aplicar hoje mesmo:

1. Aprenda a priorizar: comece seus dias ou sua semana listando tudo o que é preciso ser feito e, principalmente, organizando seus afazeres por ordem de importância e urgência. Quem precisar de ajuda com isso pode usar a matriz GUT, muito utilizada no campo da administração. 

2. Seja realista com seus cronogramas: quem cria uma agenda super apertada só pode esperar um resultado: a sobrecarga e a frustração. É preciso ser pé no chão na hora de criar seu cronograma, reservando tempo para imprevistos e evitando a sobrecarga de trabalho. 

Fala a verdade: Você ainda usa o tempinho do trajeto de carro até o fórum para se preparar para suas audiências? 

3. Delegue sem medo: Você precisa aceitar — não dá pra fazer tudo sozinho. E estagiário tá aí pra isso rs. Delegue suas tarefas para outros membros da sua equipe ou, até, terceirize alguns dos seus processos com consultorias especializadas. Assim, você consegue focar só nas tarefas que realmente precisam da sua expertise. 

4. A tecnologia é sua aliada: pleno 2024 e ainda tem escritório de advocacia que se mantém em pé na base do papel impresso e gavetão de arquivo. Não dá mais, viu? A era digital chegou para facilitar nossa vida! No direito previdenciário, você pode usar modelos de petições, automação nos cálculos de benefícios e softwares de registro de clientes para economizar tempo. 

5. Mantenha o foco: a chave de tudo é manter o foco! E hoje, nossos celulares são os principais ladrões de foco. Por isso, uma boa prática é quando estiver trabalhando, ficar longe das redes sociais, evitar olhar as notificações dos grupos pessoais do Whatsapp e outras atividades que podem tirar seu foco. Se precisar de ajuda, pode experimentar a técnica pomodoro

Conta pra gente:

Como você avalia a sua organização?

Clique para registrar seu voto

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

NOSSAS RECOMENDAÇÕES

Algumas dicas separadas pela nossa equipe que você precisa conferir antes de dar o start no seu final de semana:

✅ O livro A arte de fazer acontecer: Estratégias para aumentar a produtividade e reduzir o estresse.

✅ Já que falamos sobre produtividade, indicamos esse vídeo de 3 minutos sobre a técnica pomodoro que ajuda quem precisa de foco para trabalhar em suas tarefas diárias.

✅ Assistiu? A série Bebê Rena, original da Netflix, conta a história real de um comediante e uma mulher que desenvolve uma obsessão por ele. 

✅ Gosta de música brasileira? O Rock in Rio anunciou essa semana o “Dia Brasil” do festival. Lá, vão se reunir desde a Capital Inicial até Zeca Pagodinho e Chitãozinho e Xororó no palco. Quem diria, hein?

prevnews

Você consegue parar por sete minutos para se atualizar? Uma curadoria completa de conteúdos sobre o direito previdenciário 💻, carreira 👩🏽‍💼, judiciário no país 🌎 e muito mais! Todas as sextas na sua caixa de e-mail 📩.

🎯 seja um anunciante clicando aqui

até sexta!

Reply

or to participate.