• PrevNews
  • Posts
  • 052 - INSS avisará aposentados que tiveram descontos

052 - INSS avisará aposentados que tiveram descontos

A partir da próxima terça, o órgão mostrará valores debitados.

Logo PrevNews

PREV NEWS | EDIÇÃO #052
dê o seu melhor a cada passo do dia 💼

bom dia. hoje é uma nova oportunidade para fazer a diferença na vida dos seus clientes e avançar em sua jornada. Cada decisão que você tomar, por mais desafiadora que seja, é um passo importante para garantir justiça e dignidade para quem precisa.

INSS avisará, na próxima terça (13), aposentados que tiveram descontos indevidos

pauta da vez

Imagem: Reprodução Google Imagens.  

Nos próximos dias, ou como previsto, na próxima terça-feira (13), aposentados e pensionistas começarão a receber notificações importantes do INSS. O motivo? A descoberta de milhões de descontos associativos feitos sem autorização.

O INSS informará, via Meu INSS, os beneficiários que tiveram descontos desse tipo. Já na quarta (14), segundo a Folha de S. Paulo, será possível conferir o nome da associação e o valor debitado: 

"O sistema automaticamente vai gerar uma cobrança para aquela associação. O INSS vai fazer a defesa do segurado perante a associação dizendo: 'o nosso beneficiário não reconhece esse pagamento’", declarou o novo presidente do Instituto, Gilberto Waller.

Continue a leitura para entender os desdobramentos da operação.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

A operação investiga irregularidades nos descontos realizados por associações diretamente nos benefícios previdenciários. Estima-se que cerca de 9 milhões de pessoas tenham sido afetadas.

A restituição será feita pelo Tesouro Nacional, mas os órgãos ainda não informaram um prazo exato. O valor total dos descontos ainda está sendo apurado.

Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, a forma de pagamento dependerá de análise pela Junta de Execução Orçamentária (JEO). Estuda-se o uso de crédito extraordinário ou reacomodação de despesa.

QUAL É A REGRA PARA A RESTITUIÇÃO?

Os reembolsos considerarão os últimos cinco anos. Descontos anteriores a esse período estão prescritos e não entram na conta.

As associações, por sua vez, terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem:

  • Que o segurado era associado;

  • Que houve autorização para desconto;

  • E que a identidade do beneficiário é legítima.

Caso não consigam comprovar, terão mais 15 dias úteis para efetuar o ressarcimento.

E O PLANO DE RESTITUIÇÃO?

Apesar da expectativa, nenhum calendário oficial foi apresentado na coletiva do dia 8 de maio, realizada no Palácio do Planalto.

Participaram do anúncio:

  • Jorge Messias (AGU)

  • Vinicius Marques de Carvalho (CGU)

  • Wolney Queiroz (Ministro da Previdência Social)

  • Gilberto Waller (Presidente do INSS)

O silêncio sobre prazos impactou aposentados e operadores do Direito Previdenciário, especialmente após a promessa anterior do governo federal de apresentar um cronograma de reembolso.

OUTRAS MEDIDAS TOMADAS PELO INSS

  • Bloqueio de novos descontos consignados: determinado por Gilberto Waller em despacho no Diário Oficial da União, como forma de proteção até que o escândalo seja resolvido.

  • Suspensão do INSS Vale+: também por decisão cautelar, o serviço de antecipação de até R$ 150 dos benefícios, feito via PicPay, foi suspenso. Denúncias apontaram falhas no cumprimento das regras do programa.

Advogado(a), fique atento(a):
Caso não haja a restituição, pode ser requerida judicialmente, que, inclusive, pode ser restituída em dobro e com danos morais. Veja o modelo de petição inicial de fraude do INSS: clique aqui.

Você já atendeu algum caso de desconto indevido em benefício previdenciário?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

PARÁGRAFO ÚNICO

Um resumo rápido, em apenas um parágrafo, do que mais foi notícia no direito previdenciário nos últimos tempos.

Receba nosso Ebook gratuito com dicas de gestão para escritórios

Indique um colega para assinar o PrevNews e ganhe um eBook exclusivo: um manual completo de gestão estratégica para advogados, com dicas práticas e um checklist detalhado para diagnosticar sua gestão, criar um planejamento estratégico e acompanhar suas metas.

Como o Instagram pode abrir novas oportunidades para a sua carreira jurídica

carreira

Imagem: Freepik.

Se você pensa que o Instagram é apenas um tipo de oportunidade para capturar clientes, está enganado(a). 

A plataforma oferece uma série de outras oportunidades, como aumentar a visibilidade, ser reconhecido como autoridade no seu campo e até receber convites para palestras e eventos. 

Usado estrategicamente, o Instagram pode ser uma excelente maneira de impulsionar sua carreira sem ferir as regras da profissão. Continue a leitura e entenda como funciona na prática. 

DO INÍCIO: CONSTRUÇÃO DE AUTORIDADE NO SEU CAMPO

Publicar conteúdos informativos e educativos pode te ajudar a se destacar no seu campo de atuação. Veja esse perfil como exemplo. O advogado Fábio Souza fala sobre atualizações no âmbito previdenciário, compartilha notícias e mostra eventos. Tudo sem comprometer a ética profissional. 

Ao compartilhar atualizações sobre mudanças legislativas ou esclarecer dúvidas comuns, você demonstra seu conhecimento e se posiciona como referência.

  • Seja consistente: estabeleça um ritmo de postagens que seja viável para você (ex: uma vez por semana) e seja consistente. Se for maçante, então não vale a pena. Tenha o seu próprio ritmo e faça acontecer. 

  • Foque no conteúdo de valor: não faça postagens promocionais; concentre-se em compartilhar informações que ajudem seu público a entender melhor seus direitos. Dessa forma, eles ficam mais “qualificados” para contatar você. Entendeu a dinâmica do jogo? 

NETWORKING E OPORTUNIDADES DE PALESTRAS

O Instagram é uma excelente ferramenta de networking. Ao interagir com outros profissionais do direito e com pessoas influentes em sua área, você abre portas para novos convites para palestras, webinars e até colaborações em projetos.

  • Interaja com outros profissionais: comente, curta e compartilhe posts de colegas e especialistas. Sempre com respeito, ética e profissionalismo. 

  • Participe de conversas relevantes: seja ativo em discussões sobre temas jurídicos que você domina.

CONQUISTA DE NOVOS CLIENTES SEM FERIR AS NORMAS

Embora a principal função do Instagram não deva ser a captação direta de clientes, é possível usar a plataforma de maneira ética para atrair a atenção de pessoas que precisam de orientação jurídica. 

O segredo está em compartilhar conteúdo educativo e evitar abordagens comerciais.

  • Evite anúncios diretos: não faça ofertas de serviços, mas compartilhe posts explicativos sobre direitos e questões jurídicas.

  • Respeite as diretrizes da OAB: certifique-se de que o conteúdo esteja sempre em conformidade com as normas éticas da profissão.

APOIO DE PROFISSIONAIS DE MARKETING

Para otimizar sua presença no Instagram, contar com o apoio de profissionais especializados em marketing digital para advogados pode ser uma excelente estratégia. 

E onde você pode encontrá-los? No próprio Instagram, pesquisando termos como: “marketing digital”, “marketing estratégico”, “social media”... 

Eles podem te ajudar a criar conteúdos interessantes, sem comprometer as regras da profissão, e melhorar o engajamento do seu perfil.

CONCLUSÃO

O Instagram pode ser uma ferramenta poderosa para advogados de todas as áreas. Seja para aumentar sua visibilidade, consolidar sua autoridade ou conquistar novas oportunidades, a plataforma oferece recursos valiosos. 

Ao usar o Instagram de forma estratégica, você pode colher grandes frutos para sua carreira, sem comprometer sua ética profissional.

Checklist desta sexta-feira

Aqui estão as indicações da nossa equipe para essa semana:

✅ GMAIL LOTADO? Clique aqui e veja como liberar espaço no armazenamento do seu Gmail. 

✅ PLANETA 9: existe um mundo escondido no nosso Sistema Solar? Neste vídeo você fica por dentro dessa curiosidade. 

LEITURA: no livro Negocie como se sua vida dependesse disso, um ex-agente do FBI revela as técnicas da agência para convencer as pessoas. 

✅ DIA DAS MÃES: o dia delas está chegando, mas você sabe qual é sua origem? Saiba aqui

O que você achou dessa edição do PrevNews?

Gostou do conteúdo? Indique e compartilhe o PrevNews para outro colega que também precisa nos conhecer :)

prevnews

você consegue parar por sete minutos para se atualizar? uma curadoria completa de conteúdos sobre o direito previdenciário 💻, carreira 👩🏽‍💼, judiciário no país 🌎 e muito mais! todas as sextas na sua caixa de e-mail 📩.

🎯 seja um anunciante clicando aqui

🫵 queremos te conhecer, responda nossa pesquisa rápida aqui

até sexta!

Reply

or to participate.